2. Para comemorar a inauguração, no último dia 30, as sessões deste mês são gratuitas. Basta chegar uma hora antes do início e retirar o ingresso.
3. Com 12 000 lentes, o projetor Universarium VIII passou por atualização tecnológica e é considerado o mais avançado do Brasil. Garante uma reprodução fiel de cores, tamanhos e posição dos astros. Além dele, há 74 projetores periféricos distribuídos pela sala.
4. Tem a maior cúpula do país, com 20 metros de diâmetro, empatada com a do planetário do Rio de Janeiro. Cada fileira de poltronas ganhou uma inclinação diferente para facilitar a visão dos 274 espectadores.
5. Mesmo do lado de fora, o público não fica à toa. Astrônomos explicam o funcionamento de um relógio de sol, realizam projeções com telescópio (nas quais se vêem as manchas solares) e mostram os pontos cardeais na rosa-dos-ventos.
6. O projeto arquitetônico reproduz de forma estilizada as galáxias em espiral, como a Via Láctea.
7. No momento mais impressionante da sessão, o visitante faz uma "viagem" por diversos planetas do sistema solar. Ao chegar à Terra, são mostradas montanhas e florestas. A idéia é ressaltar a necessidade da preservação do meio ambiente.
8. Em uma instalação permanente a céu aberto, podem-se conhecer as camadas do interior do nosso planeta. Há uma exposição semelhante no planetário de Chicago, nos Estados Unidos.
9. Aproveite e estique o passeio pelo Parque do Carmo. Numa área de 1,5 milhão de metros quadrados de muito verde, é possível andar no meio de um cafezal, pedalar pela ciclovia ou simplesmente relaxar à beira de um de seus seis lagos.
10. Na hora de parar o automóvel, o visitante está livre da praga dos flanelinhas. O estacionamento comporta 131 carros, nove ônibus e 27 motos.
• Planetário do Carmo. Rua John Speers, 137, Parque do Carmo, Itaquera, 6521-1144 e 6522-8555. 10h e 14h (seg., qua. e qui.); 10h, 12h, 14h e 16h (sáb. e dom.). Fecha nos dias 25 e 1º.
Quarta-feira, 21 de dezembro de 2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário