15 de jan. de 2009

São Paulo em construção

MEMÓRIA
Neto de engenheiro de Ramos de Azevedo expõe fotos do início do século XX

Quinze anos atrás, durante uma visita a um tio em Santos, o médico paulistano Miguel Gobbi Neto foi presenteado com um tesouro fotográfico. Centenas de imagens bem conservadas, em preto-e-branco, retratavam a arquitetura e o cotidiano da São Paulo do início do século XX, em especial as edificações projetadas pelo escritório de Ramos de Azevedo e executadas pelo construtor italiano Miguel Gobbi, seu avô. "Por ser o único neto homem a trazer o sobrenome da família, fui encarregado de zelar pelo material", lembra. Até o início deste ano, a coleção ficou cuidadosamente guardada na casa do médico. "Ao ler a coluna Memória Paulistana, da Vejinha, pensei em resgatar essa história", conta. Gobbi organizou no Hospital Santa Catarina, onde é chefe de um dos ambulatórios, a mostra Construções: um Olhar sobre a São Paulo do Século XX, que começa na próxima segunda (12).

O construtor Miguel Gobbi nasceu em 1878, no norte da Itália, e, ainda criança, ficou órfão de pai e mãe. Criado por um tio que integrava a Guarda Suíça do Vaticano, logo se viu freqüentando o seminário. Não se adaptou à vida ascética. "Sempre que tinha folga, saía para caçar patos com um amigo", diz seu neto. "Em uma das vezes se acidentou e machucou gravemente o braço." Foi durante o tempo em que ficou internado, tratando-se, que tomou a decisão de abandonar o seminário. Fez então vários cursos relacionados à construção civil. Em 1906, aportou no Brasil e começou a atuar com Ramos de Azevedo. O trabalho da dupla rendeu muitos frutos à paisagem urbana de São Paulo. É atribuída a Gobbi a construção do Palácio das Indústrias, do Mercado Municipal e do Teatro Municipal, além de diversas mansões. Um pouco dessa história pode ser conferida nas fotos da exposição.

Construções: um Olhar sobre a São Paulo do Século XX. Boulevard Irmã Margarida Behlau, no Hospital Santa Catarina. Avenida Paulista, 200, 3016-4231. Grátis. Até 9 de julho. A partir de segunda (12).


Quarta-feira, 14 de junho de 2006

Nenhum comentário: