Está na reciclagem a saída para a montanha de lixo retirada diariamente das estradas. Boa parte das concessionárias mantém parcerias com ONGs e cooperativas de reciclagem para que o lixo recolhido nas rodovias tenha um fim ecologicamente correto.
É o caso do Instituto Recicle, ONG que desde 2006 realiza projetos com a Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes. “Sensibilizamos os moradores do entorno das rodovias para que não joguem lixo na estrada, levamos teatro educativo às crianças e ensinamos adultos a reaproveitar o lixo, transformando, por exemplo, papel em artesanato”, explica a coordenadora de Gestão Ambiental da ONG, Edilane Nogueira.
As 147 toneladas de lixo recolhidas mensalmente pela Ecovias passam por triagem. A concessionária encaminha o que é reciclável para quatro cooperativas. É uma iniciativa comum a boa parte das empresas que operam em São Paulo. “Todo dia recebemos dois caminhões carregados de lixo coletado nas estradas”, confirma Oscar Vieira Neto, coordenador da Cooperativa Renascer, de Tatuí, parceira da concessionária SPVias há dois anos.
Domingo, 18 de janeiro de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário