Ex-alunos da faculdade retomam campanha iniciada pelos colegas no século passado para arrecadar dinheiro e homenagear Castro Alves
Celeiro de literatos, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, fundada em 1827 em São Paulo, costuma se orgulhar dos intelectuais que formou. Não à toa, no início do século passado, um grupo de estudantes franciscanos decidiu eleger três grandes poetas que estudaram ali e homenageá-los com hermas (bustos) de bronze. Mereceriam a honraria Álvares de Azevedo (1831-1852), Castro Alves (1847-1871) e Fagundes Varela (1841-1875).
Diversas campanhas foram organizadas para viabilizar a ideia. O ponto alto, amplamente divulgado pela imprensa da época, foi uma conferência ministrada pelo então já consagrado escritor e jornalista Euclides da Cunha (1866-1909), em 1907, cujos ingressos seriam revertidos à causa. O dinheiro arrecadado, entretanto, não foi suficiente para a tripla homenagem. A história oral relata que, apesar da divulgação maciça, a conferência não foi um sucesso de público.
Há quem acredite, até mesmo, que os organizadores chegaram a bancar a entrada de diversas pessoas, para fazer número e não deixar o ilustre convidado falando para pouca gente na plateia.
O fato é que apenas o busto de Álvares de Azevedo foi construído e inaugurado naquele mesmo 1907. Para fazer justiça e recuperar essa história, uma nova campanha está em andamento, organizada pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Direito e pela Editora Lettera.doc.
No dia 28 de setembro, eles lançarão um livro - Castro Alves e Seu Tempo - contendo a conferência integral proferida por Euclides da Cunha, a repercussão do evento na imprensa paulistana da época e uma antologia de poemas de Castro Alves e Euclides da Cunha, além de rica iconografia.
A renda obtida será revertida para a construção da herma de Castro Alves, estimada em R$ 50 mil. "Trata-se de um evento de grande importância histórica, já que, ao que tudo indica, é a única conferência que Euclides fez na vida", afirma Cássio Schubsky, proprietário da Lettera.doc, bacharel em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco e historiador pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O livro está em pré-venda, por R$ 50, no site www.hermasdospoetas.com.br ou pelo telefone (11) 3101-8489. Quem comprá-lo até segunda-feira terá seu nome publicado no final do livro. "Já vendemos mais de 500 exemplares", conta Schubsky, confiante de que o projeto será viabilizado.
A meta é que a escultura seja inaugurada ainda neste ano. "Muito em breve deveremos definir quem será o escultor e escolher qual a imagem de Castro Alves que será utilizada", adianta o presidente da Associação de Antigos Alunos, José Carlos Madia Souza.
Mas a campanha não deve parar aí. No ano que vem, a editora mais uma vez se unirá à associação. A ideia é produzir um livro sobre a vida de Fagundes Varela, cuja renda seria revertida para a construção do terceiro busto planejado mais de cem anos atrás pelos estudantes franciscanos.
Quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário