29 de out. de 2009

''Viciado'' em boas ideias, Cocenza virou o agitador do design em SP

PERFIL
Idealizador de evento que acontece na capital paulista entre hoje e amanhã, ele descobriu a vocação há 4 anos

Ele veste terno com tênis, tem um jeitão descolado, usa gírias e mais gírias. Irrequieto e tagarela, mostra empolgação com tudo o que faz. Não se cansa de declarar seu amor a São Paulo - ele, que nasceu em São José do Rio Preto, no interior do Estado, em 1965. Este é Roberto Cocenza, o agitador do design paulistano, idealizador do Boom SP Design - Fórum de Arquitetura, Design e Arte, cuja segunda edição acontece hoje e amanhã.

Interessante é que, apesar de estar à frente de um grande evento do setor, Cocenza não é designer - formou-se em Hotelaria - e só descobriu sua paixão pelo meio em 2005. "Foi quando organizei o Congresso Nacional de Design de Interiores (Conad). Conheci o (designer egípcio) Karim Rashid e percebi que era disso que eu gostava", lembra. "Aí, pensei: se eu não começar a fazer o que eu quero agora, não faço nunca mais."

Mesmo com o estalo vindo depois dos 40 anos, Cocenza recorda-se de passagens de sua infância que denunciam a afeição ao design. "Aos 10 anos, na escola, todo mundo olhava para meus tênis", conta, frisando que eram laranja e azul. "Também colecionava de tudo: tampinhas, pedras, óculos, relógio... E, quando fiz teste vocacional, deu Arquitetura."

E por que contrariou tudo isso e decidiu cursar Hotelaria? "Sempre gostei de investir em tendências. Naquela época, fui pesquisar e vi que o pensar em turismo estava bombando no Brasil", explica. "Mudei para São Paulo para estudar e, depois de formado, acabei trabalhando por três anos na área, até mudar de ramo." Foi quando, no fim dos anos 80, começou a organizar eventos. Fez festivais de música, trouxe circos, óperas e apresentações de balé.

Em 1991, resolveu montar uma empresa focada em eventos corporativos. "Desenvolvo projetos superexclusivos, eventos de relacionamentos, eventos para quem não quer sair na mídia", diz. "Pensamos na estratégia de cada cliente. Há eventos para apenas dez pessoas, outros para mil. Depende do que o cara quer." Era esse seu ganha-pão até a guinada ocorrida há quatro anos, quando organizou o Conad e resolveu dedicar-se também ao mundo do design.

O BOOM
Cocenza cntinua com a empresa de eventos corporativos, mas começou a oorganizar exposições de arte - trouxe, por exemplo, o mesmo Karim Rashid para uma mostra no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros - e, no ano passado, inventou o Boom SP Design. Os 23 palestrantes - entre os quais o belga Arne Quinze, o grego Andreas Angelidakis e os americanos Todd Bracher e Brent White - atraíram cerca de 200 pessoas ao Shopping Iguatemi, onde ocorreu o evento.

Neste ano, serão 22 palestrantes. Há brasileiros, como os arquitetos Roberto Loeb, Ruy Ohtake e Marcio Kogan; e estrangeiros, como o sul-africano Gaby de Abreu, cujo escritório concebeu toda a identidade visual da Copa do Mundo de futebol, que será em seu país, no ano que vem.

"Acredito na força do design como agregador de valor, esse é o meu discurso. Ou você utiliza o design como ferramenta, embarca em um conteúdo bacana, ou vira grão de milho", comenta Cocenza. "Um exemplo: esta cadeira em que estou sentado vale 20 mil (a mesma da foto no alto). Porque foi desenhada pelo Karim (Rashid)."

Não à toa, acabou levando essa filosofia para outros campos de sua vida profissional. Acionista de uma empresa de iluminação, faz parcerias com designers internacionais que assinam suas luminárias - em troca de royalties. "Vou atrás de boas ideias em todas as feiras internacionais, dos Estados Unidos a Dubai", relata.

Para o ano que vem, além da terceira edição do Boom SP Design, Cocenza promete uma exposição em São Paulo com o americano Todd Bracher. "Essa é a pegada. Quero trazer o novo para a cena cultural paulistana", planeja.

Boom SP Design - Fórum de Arquitetura, Design e Arte: hoje e amanhã, na Unidade Design do Centro Universitário Belas Artes (Rua José Antônio Coelho, 879). Informações
pelo (11) 2925-3140


Sexta-feira, 23 de Outubro de 2009

Nenhum comentário: