19 de out. de 2009

Auditórios voltam à moda nas rádios de SP

MÍDIA
Sucesso nos anos 50, esse tipo de programa agora tem temas variados, abordando música, sexo e esportes


Nos anos 50, época de ouro do rádio, os programas de auditório eram grandes sucessos desse veículo. De uns anos para cá, as rádios paulistanas redescobriram o filão, atraindo público e melhorando a audiência. Um bom exemplo dessa nova safra é o Fim de Expediente, ancorado pelo ator Dan Stulbach na Rádio CBN.Às sextas-feiras, às 19h, o programete diário de 5 minutos é esticado para 1 hora. Na última edição do mês, Stulbach troca o estúdio pelo auditório da Livraria Cultura, na Avenida Paulista. “É diferente porque sinto a vibração da plateia, pelos silêncios e pelos risos”, diz.

A CBN tem ainda o No Divã do Gikovate (aos domingos, às 21h), no qual o psiquiatra Flávio Gikovate comanda um talk show sobre relacionamentos afetivos, sexo e comportamento. Uma vez por mês, o programa é gravado no auditório da Livraria Cultura, com a participação da plateia – um tanto inibida com os temas mais quentes. “O mais picante ainda fica para o estúdio. O rádio dá privacidade aos participantes”, comenta Gikovate.

O auditório da Rádio Eldorado é uma casa de shows – o Bourbon Street, em Moema. Ali, uma vez por mês – o programa deve retornar em outubro –, o músico e radialista Daniel Daibem apresenta a Sala do Professor Buchanan’s. “Lá eu faço no palco, com o músico, o que nos outros dias faço com a gravação no estúdio”, explica Daibem, em referência ao programa Sala dos Professores, diário (às 19h), que ele apresenta na emissora. “Com o músico ao lado, a gente tem o privilégio de tirar as dúvidas direto com o cara”, completa, lembrando que a proposta do programa é “desconstruir” as músicas, de forma didática.

Também com foco musical, a Alpha FM tem o Bossa Ao Vivo (domingos, às 13h), idealizado e apresentado pela cantora Patty Ascher. O programa é gravado quinzenalmente (o próximo será dia 14, às 17h) no auditório da Livraria da Vila, no Shopping Cidade Jardim.

Há também os esportivos, onde a plateia fica parecendo uma arquibancada – já que os torcedores, ops!, os espectadores, costumam aparecer trajando a camisa do seu time de coração. Exibido de segunda a sexta (às 20h), na Rádio Bandeirantes, o Esporte em Debate sai do estúdio às segundas: numa semana é transmitido da pizzaria 1900, nos Jardins, na outra vai para a churrascaria North Grill, no Shopping Frei Caneca. “As pessoas aparecem e aproveitam para tirar foto ao lado do convidado, um ídolo esportivo”, lembra um dos apresentadores, Leandro Quesada. Diariamente (às 18h), o Estádio 97, da Rádio Energia 97, recebe no estúdio uma pequena plateia de cerca de dez pessoas. “Começou como uma brincadeira: a gente pedia para o pessoal vir e trazer umas esfihas”, conta um dos apresentadores, Hilton Malta, o Sombra. A cada dois meses, o programa é apresentado em um auditório de verdade, com capacidade para 60 pessoas.



Domingo, 30 de agosto de 2009

Nenhum comentário: